Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas aconteceu neste domingo, 04/12, 9h, a partir da Pça Charles Muller, em São Paulo
Com apoio de diversas entidades, entre as quais o Instituto Pró-Vítima e o Projeto AVARC – Acolhimento de Vítimas, Análise e Resolução de Conflitos do MP-SP, de representantes de importantes órgãos que atuam na defesa da mulher convoca a população para participar da 5ª. Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, iniciativa que acontece no dia 4 dezembro, em várias cidades do país e no exterior. Na capital paulista, a caminhada será na Praça Charles Miller, no Pacaembu, começando a concentração às 9h –, e terminará com a foto dos participantes no estádio do Pacaembu, que abrirá seus portões em apoio a esta causa.
Aspas da presidente do Pró Vítima e coordenadora do Projeto AVARC “Precisamos fortalecer as instituições públicas e privadas que atuam no combate à violência contra a mulher, sendo o principal problema de saúde pública do Brasil. O projeto avarc acolhe as vitimas de violência de gênero por meio do canal avarc@mpsp.mp.br. Esperamos que o evento sensibilize a sociedade quanto à necessidade de políticas públicas de amparo e proteção às vitimas e coletivos vulneráveis e adote medidas efetivas de desvitimização”.
Nesta edição, a caminhada em São Paulo contou com o apoio de várias entidades e empresas, entre elas Magazine Luiza, Instituto Maria da Penha, Instituto IVG, Felps, concessionária Allegra Pacaembu, Instituto Avon, Ministério Público do Estado de São Paulo, Rede Mulher Empreendedora, Ministério Público do Trabalho, Projeto AVARC, Movimento da Mulher Negra Brasileira, OAB/SP- Comissão da Mulher Advogada, Pró Vítima, Justiceiras, Livre de Assédio, +Mulher360 e Bem Querer Mulher. Na Praça Charles Miller haverá uma tenda para orientações de temas sobre a saúde da mulher, como proceder em caso de violência doméstica, denúncia e atividades físicas. “A informação é essencial para salvar vidas”, conclui Elizabete Scheibmayr.
O evento contou com a presença da Presidente do Instituto Pró Vítima Celeste Leite dos Santos e a Coordenadora do Comitê de Gênero Isabela Leite