Defenda-se

Edital do Programa
Defenda-se: Transformando Dor em Conhecimento!

Objetivo do Programa:

Promover o empoderamento e o bem-estar físico e emocional, por meio de aulas práticas e atividades complementares, garantindo acesso a ferramentas de defesa pessoal, conhecimento sobre direitos e suporte especializado.

Inscrições:

As inscrições estarão abertas de  10 de abril a 2 de maio de 2025, limitadas a 40 participantes por turma. Para se inscrever, clique no botão abaixo, preencha o formulário online e aguarde a confirmação.

Local das Aulas e Atendimentos:

Centro Educacional Dom Orione: Rua Treze de Maio, 478, Bela Vista, 2° Andar (entrada pela secretaria).

Necessária a comprovação da identidade para acesso ao local. Poderão ser realizados atendimentos jurídicos na sede do Instituto Pró Vítima ou órgãos públicos, conforme demanda.

Programação das Aulas

Defesa Pessoal

Funcional Lutas

Alongamento

Serviços do programa

Avaliação de Fisioterapia

A avaliação será composta por duas etapas, uma inicial e outra final, para os participantes do programa. A profissional responsável avaliará os seguintes aspectos:
As avaliações serão realizadas mediante agendamento prévio, entre 20 de maio e 20 de junho de 2025, às terças-feiras (uma terça por mês), quartas e sextas-feiras, das 18h30min às 21h, em sala designada no 2º andar do Centro Educacional Dom Orione.

Avaliação por Psicóloga

Os atendimentos serão realizados às segundas, terças e quintas-feiras, das 17h30min às 20h30min, a partir de 5 de maio de 2025. Durante o mês de junho, não haverá atendimentos psicológicos, que serão retomados em 1º de julho de 2025.

Atendimento Jurídico

Haverá orientações às segundas, terças e quintas-feiras, das 17h às 21h, ou mediante agendamento de segunda a sexta-feira conforme disponibilidade.
Benefícios para os Participantes
Benefícios específicos

a realização de atividades e ações de qualidade que atendam as necessidades de prevenção, apoio e desvitimização, garantindo um espaço seguro e inclusivo para que elas desenvolvam seu pleno potencial;

a formação de redes de apoio entre as participantes do projeto;

a realização de atividades físicas visando o conhecimento com trabalho de corpo, mente e espírito conscientizando, incluindo, fortalecendo e extraindo o melhor de cada um;

garantir a vítima informação de qualidade sobre seus direitos no caso da ocorrência concreta de um crime ou evento traumático;

realizar o acolhimento emocional visando o reconhecimento e validação da vitimização sofrida e desenvolvimento de estratégias em colaboração com a vítima para superação do trauma e formação da resiliência;

realizar a formação e capacitação de mulheres e de outros atores sobre os riscos da violência no pleno desenvolvimento da dignidade da pessoa humana.

EVENTOS COMPLEMENTARES

Oficinas Virtuais

Junte-se a nós para duas importantes oficinas virtuais focadas na conscientização e discussão sobre os direitos das mulheres. Um espaço essencial para aprendizado, troca e fortalecimento.

Seminário "Direitos das Vítimas: O Estatuto das Vítimas na Defesa dos Direitos das Mulheres"

O Grupo de Pesquisas “Percepções Cognitivas na Interpretação da Norma”, o Instituto Paulo Kobayashi e o Instituto Pró Vítima têm a honra de convidá-lo(a) para um seminário aprofundado sobre a intersecção entre o Estatuto das Vítimas e a proteção dos direitos das mulheres. O evento ocorrerá na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Exclusão do Programa

Serão excluídas do programa as mulheres que:

–> Faltem a mais de quatro aulas consecutivas sem justificativa;
–> Faltem a mais de um atendimento sem justificativa.

Nesses casos, a próxima candidata na lista será automaticamente chamada para preencher a vaga, sem necessidade de publicação de novo edital. Poderá ser aberto edital para vagas remanescentes caso não existam novas interessadas na lista de espera.

Política de Uso e Compartilhamento de Dados

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – Lei nº 13.709/2018, informamos que os dados coletados nos formulários e durante os atendimentos realizados no âmbito do Programa “Defenda-se: Transformando Dor em Conhecimento!” poderão ser compartilhados com órgãos públicos e com as instituições realizadoras e correalizadoras do programa.

Essa possibilidade está fundamentada no Artigo 7º, inciso III, que autoriza o tratamento de dados pessoais para o cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, bem como no Artigo 7º, inciso V, que permite o tratamento para a execução de políticas públicas previstas em leis ou regulamentos.

Reforçamos que todos os dados serão tratados com a máxima confidencialidade e utilizados exclusivamente para os fins relacionados ao Programa, em conformidade com os princípios da transparência e da segurança.

Informações e Contato

Para mais detalhes sobre o Programa “Defenda-se: Transformando Dor em Conhecimento!” entre em contato pelo e-mail defenda-se@ipk.org.br ou telefone 11-99513-4444, das 10h às 17h.

Realização

coRealização

Apoio