Defendemos que os princípios e valores da Justiça Restaurativa sejam aplicados a qualquer fato vitimógeno, tais como crimes, calamidades públicas e desastres naturais. Pode ser um caminho alternativo à pena de prisão, mas não é só.
Por não ficar restrita a existência de um processo penal permite que o sistema de justiça adote condutas proativas em prol do combate a violência e outras mazelas de nossa sociedade, tais como a dor, a desesperança e as injustiças sociais.
Defendemos a aprovação do Estatuto da Vítima (PL 3.890/2020) que já conta com relatório conclusivo do Grupo de Trabalho da Câmara dos Deputados e pedido de urgência para sua apresentação em Plenário.
Promovemos cursos de capacitação, efetuamos recomendações ao setor público e privado e atuamos de forma integrada com os comitês do instituto.
O Instituto Pró vítima conta com publicação semestral especializada em Vitimologia e Justiça Restaurativa a fim de promover a participação social na construção da política judiciária de resolução de conflitos.
Para quaisquer dúvidas, entre em contato com contato@provitima.org