O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro (CMDCA-Rio) realiza nesta sexta-feira (16) o primeiro encontro do ciclo de capacitação tendo como pauta a violência contra crianças e adolescentes. O evento contará com a palestra da assistente social com pós-doc em serviço social na educação, Sarita Amaro, conhecida por ter sistematizado a técnica da visita domiciliar.
“A violência contra crianças e adolescentes é um tema que merece nossa total atenção, pois é ela um dos grandes fatores de fragmentação da infância, causando danos irreparáveis”, afirma o presidente do CMDCA-Rio, Carlos Laudelino, que fará parte da mesa de abertura do evento.
De acordo com a vice-presidente do CMDCA-Rio, Érica Arruda, que será responsável pela mediação, o evento será voltado para os conselheiros de direito, conselheiros tutelares e atores do sistema de garantia de direito do Rio de Janeiro. “O ciclo de formações está previsto no plano e vamos começá-lo com chave de ouro com a palestra da dra Sarita Amaro”, disse.
Palestrante – A assistente social Sarita Amaro conta com mestrado e doutorado em serviço social no Brasil e pós-doc em serviço social na educação em Portugal. Recebeu o Prêmio Educação pelo Sinpro-RS. Foi consultora da Ford Foundation, do Portal Scielo, do Instituto Pioneer, do Ministério da Justiça e do Ministério da Educação do Brasil. É também autora de mais de 50 livros no Brasil e na Europa sobre direitos humanos, serviço social e proteção da infância e questão da família e da mulher.